“It’s the law, guns in Kennesaw”. Uma cidade americana de 33 mil habitantes, próxima de Atlanta (capital do estado da Georgia) está ganhando notoriedade por uma peculiaridade legal.
Por lá, todos os moradores são obrigados a ter armas e munições, ou seja, é literalmente ilegal não possuir um revolver ou algo similar.
A lei de armas da cidade afirma de forma bem clara:
“Para garantir e resguardar a segurança, a proteção e o bem-estar geral da cidade e de seus habitantes, todo chefe de família residente nos limites da cidade é obrigado a manter uma arma de fogo, assim como munição”.
Válida desde a década de 80, a lei somente isenta moradores com deficiências mentais ou físicas, além de condenados por crimes.
De onde veio isso? 🔫
Curiosamente, a lei foi uma retaliação a uma proibição (já revogada) sobre a posse de armas de fogo implementada em outro estado, na cidade de Morton Grove, Illinois.
Acontece que, nos anos seguintes à implementação da lei, o número de assaltos a residências foi realmente caindo.
- Um ano antes da promulgação foram 55 assaltos. No seguinte, 26 e em 1985 apenas 11.
No ano passado, a cidade não registrou nenhum homicídio, mas, neste caso, a causa não pode ser diretamente associada, já que esse era o mesmo número no ano da promulgação.
Os dois lados: Enquanto quase 70% dos americanos que têm armas se sentem mais seguros, as armas de fogo superam acidentes de trânsito, doenças e overdose como a principal causa de morte de crianças e adolescentes por lá.
Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/