Um aspirador gigante. A maior usina já projetada para sugar gás carbônico da atmosfera foi inaugurada e começou a operar na Islândia.
Explicando… Esses aparelhos com grandes hélices conseguem filtrar o dióxido de carbono do ar capturado e jogar o material para debaixo do solo, onde o gás acaba virando rocha.
🦣 Sendo a maior usina do planeta, a chamada Mammoth consegue capturar 36 mil toneladas de CO₂ da atmosfera por ano, o equivalente a tirar 7.800 carros movidos a gasolina das estradas.
- Acontece que, olhando para o todo, só no ano passado o mundo teve que lidar com 37 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera.
Isso significa que, embora construções desse tipo ajudem, elas não substituem as medidas de redução das emissões para atingir os objetivos globais de sustentabilidade e despoluição.
Lembrando… A meta dos países é reduzir o CO₂ lançado na atmosfera em 70 milhões de toneladas por ano até 2030 e atingir a neutralidade do carbono (emissões = capturas) até 2050.
Looking forward: O governo americano liberou US$ 3,5 bilhões para a construção de quatro centros de captura, cada um sugando 1 milhão de toneladas de gás carbônico. Outros 22 projetos estão sendo planejados em outros países.
O que mais é notícia pelo mundo?
- Continua quente… Mundo tem o 11º mês consecutivo de recorde de calor
- Greve na Argentina. Sindicatos fazem greve geral contra governo Milei
- Esconderam por seis meses: Justin Bieber anuncia que esposa Hailey está grávida