Protestos e mais protestos. Ontem, mais iranianos encheram as ruas para protestar contra a morte de Mahsa Amini — uma jovem de 22 anos que foi presa por usar o véu islâmico de forma incorreta.
- As manifestações estão espalhadas por 15 cidades e já contam com um saldo de, pelo menos, 6 mortos e cerca de 500 presos.
O apelo também vem de fora. O cenário internacional tem aumentado a pressão para que o Irã investigue o ocorrido e respeite a liberdade das mulheres. Durante os protestos, o governo restringiu o acesso à internet no país.
Zoom Out: Desde 1979, a lei iraniana afirma que as mulheres são obrigadas a cobrir o cabelo com véu e a usar roupas largas, que não realcem seus corpos. Quem descumprir a norma, enfrenta repreensões públicas, multas e, até, a prisão.
Fonte: https://thenewscc.com.br/
