Jobs ficaria feliz em saber disso. Um médico aqui no Brasil usou com sucesso um Vision Pro, o óculos de realidade mista da Apple, para fazer um procedimento cirúrgico.
Basicamente, ele usou o dispositivo para acessar uma gama de dados, incluindo uma transmissão ao vivo do monitor.
Abre aspas ao doutor: “Com esse aparelho, consegui ver a imagem no tamanho de uma tela de cinema em alta resolução, além de ver os exames e modelos 3D do paciente em tempo real”.
Especialistas em saúde esperam que o dispositivo seja amplamente utilizado na prática médica brasileira e mundial — em não muito tempo.
- A expectativa é que isso se torne cada vez mais comum. Essa foi a primeira vez no mundo que algum processo hospitalar foi feito com o aparelho da Apple.
Ainda assim, recentemente, um médico chileno, que também é CEO de uma empresa de equipamentos médicos inovadores, fez algo bem similar usando o Meta Quest, óculos VR do Tio Zuck.
O Dr. Alberto Rodriguez — leia novamente com um sotaque espanhol — realizou a primeira cirurgia abdominal usando realidade aumentada.
(Imagem: Fox News | Reprodução)
O impacto dessas novidades: Ao realizar procedimentos menos invasivos, o risco da cirurgia diminui e os “danos” ao organismo do paciente são controlados mais facilmente.
A máquina permite que o médico controle as ferramentas, para que o médico tenha um melhor controle do campo visual.
- É quase um “videogame” cirúrgico — mais complexo, claro. risos.
Apesar do sucesso da cirurgia, a realidade virtual ainda precisa ser testada com mais frequência em ensaios clínicos, para comprovar sua eficácia e segurança. Mas, cada vez mais, isso parece só questão de tempo…
Se você gosta de ler sobre o mundo da saúde, você vai gostar disso aqui. 🩺
Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/