Seguindo o exemplo da apresentadora Oprah Winfrey, várias celebridades estão interagindo com seus fãs — e transformando romances em best-sellers — através de clubes de leitura.
📚 Começando do começo, o Clube do Livro da Oprah — “Oprah’s Book Club” — foi iniciado em 1996, como parte do famoso programa de televisão “The Oprah Winfrey Show”.
- A ideia era a seguinte: a apresentadora selecionava um livro pra ler e sua história era discutida no programa.
Apesar de bem simples, essa iniciativa teve um impacto gigante na indústria editorial, que passou a chamar esse reflexo de “Efeito Oprah”— o livro era escolhido e esgotava em todas as lojas.
Com o avanço da tecnologia e das mídias sociais, o clube do livro da Oprah se adaptou para discussões online, até chegar no Instagram, onde continua bombando até hoje.
Tá, mas e depois dela? Reese Whiterspoon criou o Reese’s Book Club, que tem mais de 2 milhões de seguidores no Instagram e serve de “funil” para produções de filmes e seriados.
- Pela sua produtora “Hello Sunshine”, a atriz de legalmente loira levou os best-sellers Daisy Jones & The Six e The Last Thing He Told Me para as telas.
É claro que conseguir uma influência e receita igual a da Reese com suas produções é pra poucos, mas várias outras celebridades estão fazendo sucesso com o modelo do clube de leitura.
Dakota Johnson, de 50 Tons de Cinza, tem o TeaTime. A cantora Dua Lipa tem o Service 95. Emma Roberts, sobrinha da Julia Roberts, tem o Belletrist e a Emma Watson, de Harry Potter, tem o Our Shared Shelf.
🇧🇷: Aqui no Brasil, Gabriela Prioli e Leandro Karnal investiram juntos na iniciativa. A atriz Sophia Abrahao criou o projeto Entrelivros e o influenciador Samer Agi media discussões de literatura clássica.
Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/