Palito premiado. Você lembra daquela sensação de abrir um picolé da Kibon e comer rapidamente para ver se no seu palito tinha a palavra mágica “PREMIADO”?
Essa campanha icônica da marca de sorvetes marcou gerações e, mesmo depois de tantos anos, ainda é lembrada nos dias de hoje.
A campanha 📢
Em 1998, a Kibon lançou uma promoção que se tornaria inesquecível: O “Palito Premiado”. A ideia era simples, mas muito eficaz.
Ao comprar um picolé, o consumidor poderia encontrar um palito com a palavra “PREMIADO”, que poderia ser trocado por outro picolé gratuitamente. O sucesso foi grande, e não foi à toa… A campanha se baseava em gatilhos poderosos.
A psicologia por trás 🧠
1) Efeito surpresa. A possibilidade de ganhar algo inesperadamente é um grande motivador para o consumo.
- Efeito de recompensa imediata. O consumidor é incentivado a comprar novamente na esperança de ganhar mais um prêmio.
- Aspecto social. Ganhar um picolé grátis é uma experiência que muitos querem compartilhar, seja com amigos ou nas redes sociais. Sem contar o fato de que era algo escasso, que nem todos conseguiam.
Perceba que a lógica por trás tem aspectos parecidos com a de outras campanhas:
- Tazos, que vinham nos salgadinhos da Elma Chips;
- Coca-Cola, na Copa, quando as pessoas juntavam tampinhas para trocar por mini garrafas colecionáveis ou nas coleções de ursos polares de pelúcia que a marca lançou em Natais.
Outras campanhas da Kibon na mesma linha 🤩
(Imagem: Kibon | Reprodução)
🎶 iPod no palito. Por volta de 2008, a Kibon congelou 10 mil iPods Shuffle dentro de seus sorvetes, protegidos por um isolamento térmico desenvolvido em conjunto com a Apple. Clique para ver como vinha.
- O resultado? A campanha foi premiada com dois Leões de Bronze no Cannes Lions 2008 — a principal premiação da publicidade mundial.
🎂 Para comemorar seus 70 anos… Em 2011, a Kibon espalhou 1 milhão de palitos premiados pelo Brasil, além de alguns prêmios em seus potes de sorvete — desde outro sorvete até um Mini Cooper ou um prêmio final de R$ 70 mil.
Campanhas marcantes
Por mais que tenham sido feitas há vários anos, até hoje, as pessoas olham para o palito na esperança de ganharem outro picolé… E ficam tristes ao se depararem com algo como “madeira de reflorestamento”. risos.
Fonte: https://thenewscc.com.br/