A maior plataforma de streamings de música está vendo seu boost no nicho de podcasts não vingar em receita, apesar de ter conquistado ouvintes. |
Você não vai lembrar, mas a gente te lembra: O Spotify fez um investimento de US$ 1 bilhão nos últimos anos para garantir talentos de primeira linha e expandir sua biblioteca de podcasts para mais de cinco milhões de programas. |
🔥 Não foi um flop… O número de ouvintes cresceu 10 vezes desde 2019, fazendo 100 de seus 220 milhões de assinantes escutarem podcasts. |
💰 Mas não virou lucro… A maioria dos shows do Spotify não é lucrativa, com uma perda de US$ 565 milhões nos primeiros seis meses deste ano. Inclusive, isso gerou demissões, uma redução na programação e o encerramento de várias parcerias com creators e marcas. |
Agora, o Spotify tem percebido que os podcasts não são tão bons financeiramente quanto pareciam antes, dando prejuízo aos cofres da companhia. |
Na prática, a receita viria de publicidades entre os trechos dos episódios. Aliás, o Spotify e a maioria das plataformas de áudio até ganham mais com anúncios do que com assinaturas, mas podcasts representam uma pequena parte disso. |
Apesar de se esperar que a receita de podcasts nos EUA atinja um recorde de US$ 2,3 bilhões este ano e dobre até 2025, isso aparentemente ainda é pequeno quando se considera que o mercado digital de publicidade como um todo vale US$ 200 bilhões. |
Fonte: The News