Na última sexta-feira, um pouco antes do jogo do Brasil, Lula anunciou o primeiro combo de nomes que formarão seu time de ministros a partir de 2023.
No total, ele deve ter uma equipe de mais de 30 ministros. Apesar de terem sido somente cinco nomes ainda, são pastas-chave e é mais um indício de qual será o tom do governo petista.
O mais comentado
Haddad. Filiado ao PT desde os anos 80, já foi ministro da Educação de Lula e Dilma, de 2005 a 2012, e prefeito de São Paulo, quando, no final do mandato, teve 48% de rejeição.
O ministério vai mudar bastante de cara, depois de quatro anos do liberal Paulo Guedes. Isso porque Haddad tem se mostrado bem menos de mercado — o que não tem agradado tanto a Faria Lima.
E ainda… Nos bastidores de Brasília, há quem diga que colocar Haddad na economia também é estratégia de Lula para colocá-lo como seu sucessor dentro do PT.
No mais, os outros nomeados por Lula também são políticos aliados do presidente eleito — assim como ele já tinha sugerido que faria.
- Flávio Dino: Ex-governador do Maranhão e, agora, senador;
- Rui Costa: Governador da Bahia pelo PT desde 2015;
- José Múcio: Foi deputado por cinco mandatos e nomeado pelo Lula em 2009 ao TCU;
- Mauro Vieira: Diplomata e atual embaixador na Croácia, já foi ministro da Dilma e representante do Brasil na ONU.
Looking Forward… Lula deve indicar outros ministérios já nos próximos dias — como Educação, Saúde, Planejamento e Meio Ambiente.
O que mais é destaque pelo país?
- Contra diplomação de Lula no TSE: Manifestantes convocam protestos em Brasília
- Esperando o STF… Câmara só vota PEC depois do Supremo tratar de emendas de relator
- Ídolo!!! Caramelo invade evento internacional de cães de raça, mobiliza grupo e acaba adotado
Fonte: https://thenewscc.com.br/