TSE testando. Em ano de eleições, o Tribunal Superior Eleitoral está procurando bugs em seus sistemas, com a intenção de corrigi-los a tempo da hora de apertar “confirma”.
- Na última semana, o Tribunal realizou um teste abrangente, tendo detectado cerca de 200 falhas nos softwares que deverão ser usados em outubro.
Esse foi um balanço parcial — o final ainda não foi divulgado — e, segundo o TSE, o objetivo é justamente esse. De acordo com a Corte, os resultados foram concluídos com sucesso, com pontos de melhorias imediatamente identificados e implementados.
Como funcionam os testes? Os sistemas que serão usados nas Eleições 2022 ainda estão em desenvolvimento. Por isso, qualquer melhoria pode ser feita e acompanhada pelas entidades fiscalizadoras até a cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas.
No mês que vem, os softwares vão passar por outra checagem, mais ampla. O da semana passada durou cinco dias e envolveu mais de 100 servidores e terceirizados.
Zoom out: Segundo os últimos dados do DataFolha, 1 a cada 4 brasileiros não confia nas urnas eletrônicas. Nesse sentido, o TSE tem se esforçado para mostrar o funcionamento de seu sistema.