Cada mês que se passou neste ano bateu o próprio recorde de temperatura. No geral, faz 13 meses que estamos numa sequência de calor histórico.
Por exemplo: O mês passado foi o junho mais quente de todos, com temperatura média de 16,6ºC e ficando 1,5ºC acima do nível pré-industrial.
- Com isso, as projeções mostram que as chances de 2024 superar 2023 e se tornar o ano mais quente da história do planeta chegam a 95%.
Caso o mundo fique 1,5°C acima dos níveis pré-industriais — como estamos agora — por mais de 20 anos, corremos o risco de lidar com desastres ambientais muito maiores.
As consequências: Só neste ano, além das enchentes no RS, tivemos fortes chuvas na China, incêndios florestais na Europa e EUA e uma onda de calor que matou mais de mil peregrinos na Arábia Saudita.
Com a temperatura subindo, a agricultura acumula perdas e impacta o PIB global. A renda mundial pode ser reduzida em 20% até 2050 caso esse ritmo continue. Clique para aprofundar.
Por que tão quente? As principais causas são as altas emissões de gases com efeito estufa e a ocorrência do El Niño, que aquece as águas do oceano. Enquanto um é consequência da ação humana, outro é um fenômeno natural.
Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/