Apesar de o mundo estar pulando de crise em crise — guerra da Ucrânia, escassez energética na Europa e aumento dos juros nos EUA — os países emergentes estão conseguindo proteger suas moedas da volatilidade do mercado mundial.
- Os indicadores da taxa de câmbio dos países em desenvolvimento estão registrando apenas metade das perdas observadas nos desenvolvidos.
O que está acontecendo? Os países de primeiro mundo estão passando por um cenário atípico de inflação alta e déficit fiscal. Com isso, a moeda perde valor e investir no país se torna mais arriscado.
Já os emergentes…
Por outro lado, esses são acostumados com juros altos há décadas — que variam de 4,25% até 13%. Como os seus Bancos Centrais aumentaram a taxa cedo, desde o início de 2021, não estão sofrendo muito agora. Experiência é pra quem tem. risos.
É nesse momento que, por exemplo, México e Brasil estão vendo suas moedas atraírem investimentos com altos rendimentos — que seguram a inflação e, assim, protegem a economia do país contra a volatilidade de outras moedas.
Destaques econômicos do dia:
- Netflix: O streaming superou projeção de lucro e voltou a ter crescimento de assinantes — as ações disparam no pós-mercado
- Já a bolsa… O Ibovespa fechou em alta de 1,87%, aos 115.743 pontos. O índice avançou, em parte, graças aos resultados corporativos no exterior
- Altas e quedas. Enquanto Petrobras e Vale puxaram os ganhos da bolsa, o Assaí caiu 9%
Fonte: https://thenewscc.com.br/