
Polêmica nos EUA. Segundo uma investigação do Senado, autoridades chineses teriam tentado construir uma rede de confidentes dentro do Federal Reserve — Banco Central americano —, buscando informações sobre a economia do país.
Explicando melhor o caso
Segundo a investigação, ofereciam-se aos funcionários do Fed contratos com programas de recrutamento de talentos chineses. Em troca, eram prometidos pagamentos em dinheiro por informações sobre a economia americana.
- Pelos relatos, a China ameaçou prender um economista do Fed durante uma viagem a Xangai, a menos que ele concordasse em fornecer dados econômicos privados.
O outro lado: O presidente do Fed, Jerome Powell, contestou fortemente as descobertas do relatório e chamou suas caracterizações de alguns funcionários de injustas.
Fonte: https://thenewscc.com.br/