Adaptando o “penso, logo existo” de René Descartes, um estudo comprovou que indivíduos que perderam seus movimentos podem operar cadeiras de rodas com o poder da mente.
- Antes que vocês pensem que o estagiário do dênius tenha se convertido ao misticismo, já adiantamos que a explicação é puramente científica.
Para realizar o estudo, os pesquisadores recrutaram três voluntários totalmente paralisados, e colocaram neles capacetes que detectavam ondas cerebrais. Durante o teste, eles deveriam se imaginar movendo os seus membros.
Após semanas de tentativa e erro, encontrou-se um padrão: para mover-se para a direita, os voluntários tentavam mexer os dois braços. Já para a esquerda, eles imaginavam que estavam movimentando as pernas.
Ao final do experimento, dois voluntários conseguiram controlar o movimento de suas cadeiras de rodas com uma taxa de precisão de 95% — em outras palavras, navegaram pelo hospital usando apenas o poder da mente. Yoda gostou disso.
Looking forward: Segundo os cientistas, se a tecnologia for combinada com interfaces menores do que os capacetes usados no teste, as cadeiras de rodas controladas pelo cérebro podem ser uma realidade na próxima década.
Fonte: https://thenewscc.com.br/