NVDA. Se você acompanha o mercado financeiro ou o setor tech, é provável que você tenha escutado sobre a Nvidia nos últimos dias. E, mesmo que não tenha ouvido, entender o motivo de tanto barulho também importa para você.
A notícia: Depois de ter divulgado resultados do 1° trimestre acima do que era esperado e com um salto absurdo em relação aos números do ano passado, a Nvidia viu suas ações subirem 25% na última semana.
Mais do que isso, a Nvidia chegou a valer US$ 1 trilhão por algum momento. Pra ter uma ideia, o seleto “clube do trilhão” é formado só por empresas como Amazon, Microsoft, Apple, Alphabet e Saudi Aramco.
- Apesar de ter tido uma queda no dia seguinte, a companhia continua entre as 10 maiores do planeta, valendo mais que a Berkshire Hathaway, do Warren Buffet, e até a Meta, do Zuck.
“Wow… Mas por quê?” Tem a ver com inteligência artificial e visão. A Nvidia é a empresa responsável por todos os chips processadores de máquina de AIs, justamente por serem mais rápidos que processadores comuns.
Em outras palavras, quando os computadores aprenderam a aprender, eles o fizeram em processadores da Nvidia. Tanto que, hoje, a maioria dos programas de AI rodam nos hardwares e softwares desenhados pela empresa.
Se está difícil de fazer imagem, pense que, quando você acessa o ChatGPT, na verdade, o programa não roda no seu computador, mas em um servidor da OpenAI. As peças-chave desses servidores inteligentes que são feitas pela Nvidia.
Resumindo: As principais companhias na linha de frente da corrida pela inteligência artificial são suas clientes, como a própria OpenAI, a Microsoft, a Apple, a Meta e por aí vai. Nada mal, né? risos.
Fonte: https://thenewscc.com.br/