Algumas das principais páginas de fofoca do país estão sofrendo cada vez mais pressão para serem investigadas na Justiça depois da publicação de uma fake news, reverberada pela Choquei. A postagem dizia que uma estudante estava em um relacionamento secreto com Whindersson Nunes. Ambos negaram envolvimento, mas a jovem de 22 anos foi bastante ironizada na web e, dias depois, suicidou.
- A página de 22M de seguidores, que não posta nada desde o dia 28 de Dezembro, foi alvo de duras críticas nas últimas semanas e o caso tomou uma repercussão imensa. Escalou em Brasília: Além de acionarem a PGR, o STF e o TSE — principais órgãos da justiça brasileira — para investigarem os perfis, deputados estão se articulando para montar a “CPI da Choquei”. Como resultado, a página está sendo investigada pela polícia por suspeita de “indução ao suicídio“. Na última sexta-feira, o ex-presidente Bolsonaro divulgou um texto pedindo o impeachment de Lula pelo envolvimento com as páginas de fofoca que, segundo ele, fizeram “o impossível” para a vitória de Lula em 2022. Aprofunde.
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Mas como isso virou político? 🧶
- Fotos de um dos administradores do perfil @choquei com o presidente Lula e Janja e foram divulgadas pelos internautas, tornando a pauta política rapidamente. Muitos parlamentares, especialmente da Direita, argumentam que esses perfis agiam de maneira coordenada para viralizar conteúdos na internet e ditar trends. Isso porque, os 35 maiores perfis de entretenimento do Brasil e mais de 400 influenciadores são agenciados por uma mesma empresa: a Mynd8.
- No caso recente, a primeira página que postou a fake news sobre Whinderson e a garota faz parte do grupo. A Choquei fez parte desde a sua fundação até janeiro de 2022.
- Somando centenas de milhões de seguidores com as páginas de fofoca e celebridades, a Mynd8 criou a “Banca Digital” para cuidar das publicidades e gestão de vários perfis.
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É um império no digital 💸
- No ano de 2022, a Mynd8 faturou +R$ 500 milhões, fechando contratos entre os maiores influenciadores e as maiores marcas do país. A expectativa era fechar 2025 com mais de R$ 1,5 bilhão em receita.
- Engenharia da viralização”: Análises mostram que, muitas vezes, as páginas postavam conteúdo sobre o mesmo assunto no mesmo dia e em horários aproximados, fazendo com que certos tópicos viralizem de uma forma artificial.
- A Mynd8 nega coordenação e emitiu uma nota afirmando que jamais orquestraram postagens ou realizaram estratégias de cunho político. Veja na íntegra.
- Agora, o foco está nos contratos de publicidade que a Mynd e suas páginas fecharam com o governo federal — R$ 1 milhão em 9 anos. O recorde foi com Temer, R$ 577 mil. Na gestão Dilma foram R$ 478 mil e com Bolsonaro, R$ 49 mil. Lula, até o momento, havia destinado R$ 2,8 mil para os perfis.
Fonte: https://thenewscc.com.br/