Para se destacar no mercado e ampliar as vendas no final de ano, o Sebrae/ES sugere criatividade e inovação.
O Natal está cada vez mais próximo, e para conseguir chamar a atenção do cliente é preciso se destacar. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) traz algumas dicas para o fim de ano, e já tem empresas atentas e preparadas para fazer diferente durante a principal data para o comércio. É o que promete o Pranai Chás, da empreendedora Barbara Sant’anna.
A Barbara, por sinal, já fez o Empretec, realizou o Plano de Negócios da empresa com o Sebrae/ES e também participou do projeto ALI Produtividade. A lista ainda inclui as consultorias de formação de preços e financeira, além de ter participado da Feira do Empreendedor. “O Sebrae/ES é uma mãe. Eu estou sempre em contato, principalmente porque eles têm me ajudado muito”, conta a empreendedora.
Tanto desejo em aprender e aprimorar seus conhecimentos contribuiu para que a empresa trouxesse novidades para o Natal. E a maior delas é o novo site, preparado para as vendas online e com atendimento exclusivo para cada cliente, que ainda terá a oportunidade de escolher algum dos kits oferecidos na loja ou montar um exclusivo, com a cara de quem deseja presentear.
“Nosso novo site é autônomo e explicativo. O cliente terá toda a liberdade para entrar e, se quiser, montar o seu próprio kit, com opção desconto, além de poder escolher uma embalagem para presente”, explica Barbara.
Além de investir nas vendas online, o que é importante para este Natal, a Pranai Chás ainda oferece uma experiência exclusiva para o cliente, atendendo a outra importante dica para aumentar a clientela neste fim de ano. “A sensação de poder montar o presente torna tudo mais simbólico e personificado”, explica a gerente do Sebrae/ES, Adriana Rocha.
E por ser a primeira empresa capixaba a investir em chás especiais, seguindo uma tendência de mercado – a exemplo de outras bebidas, como cafés e cervejas especiais – a Pranai ainda trabalha com criatividade e inovação, outras duas dicas que contribuem para se destacar das concorrentes. “Os kits podem ser só de chás, mas o cliente ainda tem a opção de incluir utensílios, como bules, infusores e xícaras”, conta Barbara.
“Ao oferecer uma experiência completa ao cliente, a empresa se destaca, indo além do produto inicial e aumentando as chances de atender aos interesses desse consumidor. Ao fazer isso, o empreendedor estará ampliando essa relação e aproveitando as oportunidades para diversificar sua marca e ampliar as vendas”, aponta Rocha.
História
E esse esforço em agradar o cliente vem desde o surgimento da Pranai Chás. A empresária, inicialmente, iniciou suas pesquisas com os chás por interesse pessoal, até concretizar a ideia de que as bebidas especiais que estava criando poderiam ser compartilhas e comercializadas.
Aos poucos, cada blender de chás criado por Barbara, misturando sabores e buscando novas experiências, foi sendo adequado aos paladares dos clientes. “Primeiro fui estudar e aprender sobre ervas e chás, depois comecei a oferecer para mais pessoas as minhas criações. Assim nos tornamos a primeira fábrica artesanal de chás no Espírito Santo, com misturas especiais e priorizando ingredientes orgânicos, sem aromas artificiais”, reforça.
Aos poucos, a empresária passou a desenvolver produtos exclusivos. E que, por serem tão diferentes, acabam sendo vistos também como presentes simbólicos. “Nossa ideia é poder entregar nossos chás como boas sensações e bons momentos para nossos clientes, para que as pessoas possam apreciar a bebida como uma experiência, reconhecendo o chá como uma bebida especial”.
E exatamente por isso, Barbara explica que as misturas são feitas para serem gostosas, bonitas e naturalmente aromáticas. “É para curtir um bom momento sozinho ou com familiares e amigos, além de poder incluir o chá no seu dia a dia”, explica a empresária.
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