Iniciando um experimento de três anos, a província de British Columbia, no Canadá, está descriminalizando pequenas quantidades de drogas pesadas, como cocaína e heroína.
- A medida segue uma política semelhante ao que acontece no estado de Oregon, nos EUA, que descriminalizou as drogas pesadas em 2020.
Como vai funcionar? Em vez de enfrentar acusações criminais, as pessoas pegas com menos de 2,5 gramas de drogas receberão informações sobre tratamento ou outros recursos. O tráfico continua sendo ilegal.
Apesar do Canadá ter legalizado o uso recreativo de cannabis em todo o país no ano de 2018, esse experimento não pretende ser um passo para liberar a venda das drogas pesadas.
Os dois lados da moeda 🪙
Os defensores da descriminalização afirmam que o uso e dependência de substâncias são um problema de saúde, e não um crime. Assim, sustentam que o temor da punição pode impedir que alguns usuários de drogas peçam ajuda.
Além disso, citando o exemplo dos Estados Unidos — que gastaram mais de US$ 1 trilhão na guerra contra as drogas —, as autoridades canadenses sustentam que a criminalização é cara e muitas vezes não funciona.
Por outro lado, quem é contrário à medida afirma que liberar o porte de drogas para o uso pessoal vai acabar aumentando o consumo de entorpecentes, aumentando também a demanda clínica e a violência no país.
O que mais é destaque pelo mundo?
- 11 de maio. EUA vão encerrar declarações de emergência da COVID
- Milhares nas ruas. Grevistas iniciam segundo dia de protestos contra a Reforma da Previdência na França
- Acusados de “perturbar a segurança nacional”. Casal é condenado a 10 anos de prisão por dançar na rua no Irã

Fonte: https://thenewscc.com.br/
