Novidade na América do Norte. O Canadá descriminalizará, temporariamente, a posse de pequenas quantidades de algumas drogas ilícitas na Colúmbia Britânica, província do oeste canadense. No resto do país, as substâncias permanecem ilegais.
Contexto: Ano passado, 2 mil pessoas da região — que tem 5 milhões de habitantes — morreram de overdose. Depois disso, o governo pediu a isenção da lei sobre drogas, marcando o primeiro teste de liberação de drogas ilícitas no Canadá.
Na prática, se um adulto for flagrado com até 2,5 gramas de drogas pesadas — como cocaína, metanfetamina e midomafetamina — não poderá ser preso, processado e nem ter suas drogas apreendidas.
O que acontece, então? Em vez de punições, serão oferecidas informações sobre serviços sociais e de saúde disponíveis ao usuário. O objetivo aqui é analisar se desestigmatizar as drogas resulta em mais usuários buscando ajuda.
Oregon pensou nisso antes…
Em 2020, o Oregon se tornou o primeiro estado dos EUA a descriminalizar a posse de uma pequena quantidade da maioria das drogas.
Qual foi o resultado? Até então, as prisões por drogas — naturalmente — despencaram e não há evidência de aumento nos crimes relacionados a elas. No entanto, ainda não ficou comprovado que mais usuários procuraram ajuda.
Fonte: https://thenewscc.com.br/