O conflito está movimentado. Três dias antes de completar um ano da ofensiva russa na Ucrânia, Putin anunciou a suspensão da participação de Moscou no tratado de desarmamento nuclear Novo Start.
- O comunicado veio logo após Biden fazer uma visitinha surpresa à Ucrânia, desafiando diretamente o presidente russo.
Que tratado é esse, dênius? Assinado em 2010, o documento limita a Rússia e os EUA a 1.550 armas nucleares “prontas pra uso”. Ao interromper o tratado, então, Putin pode exceder esse limite.
Até agora, essa suspensão é a ruptura mais acentuada de Moscou com o Ocidente. Classificando o anúncio como irresponsável, os EUA, a França e o Reino Unido pediram para Putin reconsiderar a decisão.
O presidente russo, por sua vez, disse que o país não irá atacar primeiro, mas que está pronto para reagir de “forma adequada”. Segundo ele, o Ocidente estaria transformando um conflito local em global.
Duelo de discursos 🇺🇸
Enquanto isso, na Polônia, Joe Biden fez um discurso afirmando que Kiev está “forte e livre”, mas que o Ocidente não quer destruir a Rússia.
Além disso, o presidente americano disse que, aliado aos seus parceiros, irá anunciar mais sanções à Rússia nesta semana. Em suas palavras, a “Ucrânia nunca será uma vitória para Putin”.
O que mais foi destaque pelo mundo?
- Falando nele… Biden diz que EUA sediarão cúpula da Otan em 2024
- Meio ambiente: Derretimento da “Geleira do Apocalipse”, na Antártica, preocupa cientistas
- Lembra desse caso? Jovem que afirma ser Madeleine McCann diz que pais aceitaram fazer exame de DNA
Fonte: https://thenewscc.com.br/