Aquele seu amigo que vive dando palestra sobre as vantagens de acordar às 05h da manhã, provavelmente, vai responder que 21h já é hora de estar na cama. Mas, os pesquisadores de Harvard pensam diferente.
- Um estudo revelou que dormir entre as 22 e as 23 horas é o ideal pra ter um sono de qualidade e evitar doenças cardíacas.
Foi constatado que, comparando com quem vai pra cama nesse horário, aqueles que dormiam à meia-noite poderiam ter até 25% mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares.
O mais curioso é que, quem iniciava o sono antes das 22h, teve o resultado quase igual ao de quem dormia mais tarde, apresentando 24% mais chances de ter esses problemas de saúde do que quem dormia no “horário ideal”.
Segundo os médicos, o resultado tem uma relação com a liberação da melatonina, que é responsável por induzir o sono. No caso, quem vai pra cama mais cedo, ainda não estaria com o hormônio totalmente secretado.
Em contraste, eles acrescentaram que “quanto mais tarde você adormecer, maiores serão as chances de aumentar a privação do sono e de ficar mais predisposto a desenvolver problemas colaterais”.
Bottom-line: Ainda que o pico de secreção de melatonina esteja entre as 22h e 23h da noite, a “hora perfeita” de sono varia caso a caso. Nos países nórdicos, onde escurece cedo, por exemplo, o hormônio será secretado antes.
Fonte: https://thenewscc.com.br/