Ainda que não exista perspectiva de um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, quando isso acontecer, reconstruir o território ucraniano pode ser ainda mais complicado do que a guerra em si.
- Segundo estimativas, o preço dessa recuperação pode chegar a US$ 1 trilhão — o que representa mais da metade do PIB brasileiro em 2022.
Anteriormente, a previsão era de US$ 411 bilhões, com 22% aplicado no setor de transportes, 17% na habitação, 11% na geração de energia, 10% em assistência social, 9% na gestão de explosivos e 7% na agricultura.
Qual a situação do país?
No segundo ano da invasão russa, os ataques contra a infraestrutura civil — hospitais, escolas, fábricas e prédios — continuam sendo recorrentes. Construções como pontes, portos e complexos industriais também são alvos de ataques.
Além disso, alguns eventos catastróficos, como a demolição da barragem de Kakhovka e a paralisação nuclear de Zaporíjia, geraram danos incalculáveis, com a inutilização de áreas urbanas e rurais.
A recuperação e a reconstrução do país levará vários anos, dependendo do apoio de parceiros durante a invasão para ajudar a conter danos futuros.
Looking Forward: Pensando a longo prazo, a participação de aliados nesse processo de reerguer a Ucrânia deve ajudar a sedimentar laços do país da Europa Oriental com o Ocidente.
O que mais é destaque pelo mundo?
- Falando na guerra… Ucrânia e Polônia afirmam que Grupo Wagner está em Belarus
- “Tempestade de calor” se estende ao sul da Europa e alertas de saúde são emitidos
- 65,3%. Pesquisa indica que quase dois terços dos usuários do Tinder são comprometidos
Fonte: https://thenewscc.com.br/
Para trazermos as informações locais, estaduais, regionais e do mundo, atualizadas todos os dias, precisamos do seu apoio, precisamos da sua colaboração. Apoie o nosso trabalho. Chave Pix CNPJ 36538340000118