Deu para trás. Ontem, o ministro das Finanças do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, anunciou que o governo abandonou o projeto de redução de imposto de renda para os mais ricos.
- A medida havia sido anunciada pela primeira-ministra Liz Truss, que assumiu o cargo no início de setembro.
O que aconteceu? A ideia era reduzir os impostos — de 45% para 40% — das pessoas com renda acima de 150 mil libras por ano. O anúncio da medida despertou turbulências nos mercados financeiros e uma rebelião em seu partido.
Quadro geral: A libra registrou a menor cotação da história e as taxas de juros da dívida pública do Reino Unido alcançaram o maior nível desde a crise de 2009, ameaçando a estabilidade financeira do país.
Em resposta, Kwarteng disse que eles escutaram e entenderam as pessoas. Nas palavras dele, há humildade e contrição em voltar atrás e seguir com um plano que seja benéfico para a economia do Reino Unido.
A inversão de marcha foi vista como um grande constrangimento para a primeira-ministra. Mas, voltando atrás, ela disse que o foco agora é construir uma economia que aumente os salários e crie oportunidades em todo o país.
Bottom-line: Mesmo defendendo uma política de impostos mais baixos, os próprios conservadores criticaram o plano anterior de Liz. Segundo eles, não é a hora de fazer doações para aqueles que menos precisam.
Outras notícias relevantes no mundo:
- Tragédia. Tumulto em estádio de futebol na Indonésia mata 125 pessoas
- As manifestações continuam… Polícia iraniana reprime manifestantes em universidade
- Prêmio Nobel 2022: Cientista sueco foi premiado por suas descobertas sobre o genoma de ancestrais humanos extintos

Fonte: https://thenewscc.com.br/
