Na última terça, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e a presidente da União Europeia, Ursula Von der Leyen, assinaram um novo acordo para alterar o Protocolo da Irlanda do Norte.
Contexto: Desde a aprovação do Brexit — saída do Reino Unido da UE — o status comercial da Irlanda do Norte é um dos temas mais polêmicos envolvendo o bloco europeu.
Lembrando da aula de geografia… 🤓
Se você não entendeu nada, calma que o dênius te explica: A Irlanda faz parte da UE e é a única fronteira por terra com o território britânico, através, justamente, da Irlanda do Norte, que integra o Reino Unido.
Após o Brexit, o Reino Unido e a UE assinaram o Protocolo da Irlanda do Norte, que introduziu barreiras alfandegárias para as mercadorias que saíam da Grã-Bretanha em direção ao país.
Na prática, porém, como o Reino Unido e a UE têm legislações comerciais e tributárias diferentes, essa fiscalização do bloco europeu estava prejudicando os moradores da Irlanda do Norte.
Só para ter ideia da confusão, os parâmetros da UE sobre os “produtos resfriados à base de carne” barraram as linguiças de chegarem até a Irlanda do Norte, ainda que o item estivesse circulando no Reino Unido normalmente.
Esse é só um dos exemplos. É como se o país fosse parte do Reino Unido, mas estivesse sendo taxado como um membro de fora — exatamente por ter fronteira direta com um país da UE.
E, agora, como fica?
Com a renovação do acordo, chamado de Protocolo de Windsor, haverá controle alfandegário mínimo para o comércio entre a Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Em outras palavras, o dia a dia volta ser de um país que é do Reino.
- Já as mercadorias que tiverem a Irlanda como destino final continuarão sendo verificadas normalmente.
Sunak ainda precisa da aprovação do Parlamento, mas, só de entrar nesse consenso com a UE, o premiê já abre caminho para melhorar as relações dos britânicos com o bloco.
O que mais foi destaque pelo mundo?
- Tensão no Irã. Alunas são envenenadas para provocar fechamento de escolas femininas
- As manifestações continuam: Mexicanos protestam contra mudança em órgão eleitoral e veem democracia em risco
- Em meio a aumento dos casos… EUA anunciam medidas contra trabalho infantil
Fonte: https://thenewscc.com.br/