O descobrimento de um caso de mal da vaca louca em uma cabeça de gado no Pará rapidamente assustou o mercado — mas as coisas não tomaram maiores proporções na prática.
- “Mal da vaca louca” é uma doença que atinge o sistema nervoso da vaca e, se for um caso transmissível, se espalha rapidamente pelo rebanho de gado.
A relevância: Se for do tipo transmissível, passa a ter grandes chances de precisar sacrificar cabeças de gado — não só as contaminadas, mas também as que tem alguma chance de pegar a doença.
Nos anos 90, por exemplo, o Reino Unido teve cerca de 180 mil cabeças contaminadas e teve que sacrificar mais de 4 milhões para conseguir erradicar o surto.
Pense que a oferta de gado cai de uma hora para outra — o que tende a impactar toda a cadeia produtiva e, claro, os preços nas prateleiras. Isso sem falar nas chances da doença ser passada para os humanos.
Voltando ao caso… 🐮
Na quarta, uma suspeita de caso de mal da vaca louca em uma fazenda no Pará foi confirmado, criando uma preocupação de afetar todo o setor.
- As ações das principais frigoríficas chegaram a perder R$ 3 bi em valor de mercado — uma queda média de 5%.
Ainda na quarta, o Ministério da Agricultura confirmou a suspensão das exportações de carnes bovinas para a China — medida padrão do protocolo entre os dois países.
Não deve durar muito: O governo chinês já sinalizou que, assim que confirmar que é um caso “atípico” — ou seja, não transmissível — as exportações podem ser retomadas. A expectativa é que essa confirmação venha até o final da próxima semana.
O que mais é destaque pelo país?
- Ligação Rio-SP. TAV Brasil pretende iniciar operações do trem-bala em 2032
- Tragédia. Sobe para 49 o número de mortos no litoral paulista e o Governo de SP liberou R$ 500 mi para os afetados
- 10% abaixo. Nova faixa de isenção do IR anunciada por Lula ainda não recompõe toda inflação
Fonte: https://thenewscc.com.br/
BRASIL
(Imagem: g1 | Reprodução)