As ruas mais movimentadas do mundo estão sendo tomadas pelos robotáxis depois que Nova York anunciou a liberação de licenças para empresas de veículos autônomos.
- Maaaassss, por enquanto, um motorista humano precisa, obrigatoriamente, estar atrás do volante o tempo todo para tomar o controle caso algo dê errado.
Além disso, para conseguirem a autorização em NY, as empresas precisam comprovar que estão fazendo testes em outras cidades e informar todo o histórico de acidentes e batidas.
Na opinião do prefeito da Big Apple, os carros que dirigem sozinhos estão chegando para valer — queira a população ou não —, e o jeito é lidar com eles do jeito certo.
A relevância: Embora testes estejam sendo rodados em várias cidades grandes dos EUA e do mundo, a discussão sobre a segurança diante do avanço rápido da tecnologia é bem forte.
No mês passado, por exemplo, um dos modelos que está sendo testado em Nova York entrou numa rua de São Francisco que estava sendo ocupada por diversas pessoas que participavam de uma comemoração.
Zoom out: Já existem ~ 30 milhões de carros autônomos no mundo — mas todos em testes controlados. Dependendo da proporção de acidentes, em 2030 esse número deve chegar a 125 milhões.