O interminável conflito. Há exatos seis meses, a Rússia invadia a Ucrânia para tentar tomar a capital, Kiev, em uma ofensiva rápida.
- Mas a coisa não saiu como o esperado e o conflito armado continua acontecendo…
A guerra já matou mais de 5 mil civis na Ucrânia, tendo vitimado algo próximo a 9 mil soldados ucranianos e 15 mil russos. Estima-se, ainda, que são 6 milhões de refugiados.
O impacto econômico. As sanções econômicas de países do ocidente à Rússia e a resposta de Putin estão gerando problemas ao redor do mundo. Crise energética, inflação galopante e incertezas estão rondando o cenário econômico mundial.
Próximos passos…
A Rússia ocupa cerca de 20% do território ucraniano e quer realizar referendos nas regiões anexadas, nos mesmos moldes do ocorrido na Crimeia.
- Putin está oferecendo cidadania aos residentes, além de estar adotando símbolos russos, referências à União Soviética e adoção do idioma russo.
As mudanças não param por aí. As escolas das áreas ocupadas estão adotando o currículo russo, além dos cidadãos serem incentivados a seguirem leis tributárias russas.
Em uma palavra: incerteza. Depois de longos seis meses, muitas peças estão sobre o tabuleiro — e parece que os jogadores estão só começando o duelo.
Outras notícias ao redor do mundo:
- Por falar em guerra… Zelensky afirma, em reunião com líderes mundiais, que quer retomar a Crimeia
- Top secret. Justiça dos EUA já recuperou mais de 300 documentos confidenciais levados por Trump da Casa Branca
- Advertência perigosa: Taiwan diz que um preço alto será pago pela China em caso de invasão do território taiwanês
Fonte: https://thenewscc.com.br/