Está ganhando força no Congresso dos EUA um projeto de lei que quer implementar a semana de trabalho de quatro dias.
- Um grupo de senadores apresentou a proposta que reduziria o expediente de 40 para 32 horas semanais e sem nenhuma diminuição no salário.
São três possibilidades: (i) Prolongar o final de semana até segunda, (ii) antecipar o final de semana para sexta ou (iii) reduzir um pouco da carga horária todos os dias.
Por que isso importa? O tema ter chegado no Congresso americano mostra como a discussão tem ganhado cada vez mais espaço, com o aumento da produtividade.
Inclusive, empresários como Sam Altman e o CEO do JPMorgan acreditam que a AI e outros avanços tecnológicos vão permitir a redução da jornada de trabalho.
Os dois lados…
Quem é contra: A novidade causaria mais trabalho em menos tempo, que a iniciativa poderia quebrar alguns setores e que não há estudos de longo prazo sobre o tema.
Quem é a favor: Dezenas de empresas britânicas testaram o modelo de 4 dias, gostaram do que viram e aprovaram a nova jornada para os funcionários.
🇧🇷 E por aqui? 22 empresas BRs estão participando de um teste para, no final, decidirem se vão continuar com só 4 dias ou não. O Ministro do Trabalho já defendeu o modelo.
O que mais é notícia pelo mundo?
- Faixa de Gaza: Israel diz que matou 20 homens armados em ataque a hospital
- Rara manifestação: Cuba tem protestos depois de apagões de energia e escassez de alimentos