Uma pesquisa feita com jornalistas americanos revelou que a maior parte dos profissionais por lá é democrata, do atual presidente Joe Biden, mais alinhado à esquerda.
Até essa informação, tudo bem… O que mais chamou atenção, no entanto, é que apenas 3,4% dos respondentes da profissão se identificaram como Republicanos, partido com tendência à direita.
O estudo é feito com base em entrevistas, e são os próprios jornalistas que dão as respostas assumindo suas preferências políticas aos pesquisadores.
Mudou bastante: Em 1971, eram 25% republicanos contra 35% democratas. De lá para cá, o número de conservadores na imprensa americana só diminuiu, chegando ao nível atual com menos de 4%.
Na prática, pense que no The New York Times — o maior jornal do mundo — dos 1.500 jornalistas, menos de 60 possuem sua inclinação política conservadora.
Existe mídia imparcial? 🗞…
O resultado levantou questões sobre a imparcialidade da imprensa americana, já que estamos falando dos profissionais responsáveis pelas informações que chegam a milhões de pessoas todos os dias.
- E esse público parece ter sentido a diversidade política cada vez menor dentro das redações. Isso porque, a confiança dos americanos na mídia chegou ao menor nível de todos os tempos: 32%.
Interesting: A preferência ideológica dos jornalistas é proporcional à impressão que cada eleitorado tem deles. Enquanto 58% dos democratas confiam na imprensa, apenas 11% dos republicanos acreditam na mídia.
Quer mais? Uma outra pesquisa feita com jornalistas do EUA mostrou que menos da metade acredita que seja necessário ouvir todos os lados quando uma notícia está sendo apurada.
O que mais é importante saber sobre o mundo?
- Caos climático: EUA enfrentam nevascas, enchentes e tornados
- Segura mais um pouco… NASA adia missão que colocaria homem de volta à Lua
- 5x o tamanho do Titanic: Maior navio de cruzeiro do mundo está prestes a fazer 1ª viagem
Fonte: https://thenewscc.com.br/