Neste último fim de semana, o filme “É Assim Que Acaba”, inspirado no best-seller da autora Colleen Hoover, arrecadou US$ 80 milhões na bilheteria mundial.
A relevância: Essa cifra mostra o poder do fenômeno #BookTok, a “comunidade” do TikTok focada em livros que já acumula mais de 230 bilhões de views.
Acontece que, quando o diretor Justin Baldoni anunciou em 2019 que a obra iria para as telonas, o livro “É Assim Que Acaba”, havia vendido pouco mais de 1 milhão de cópias no mundo. Seria um filme “comum”.
Mas então veio a pandemia. As histórias escritas por Hoover viralizaram no app, levando a autora à megafama e vendendo mais de 50 milhões de cópias desde então.
- Em 2022, seis de seus livros estavam no TOP-10 da lista dos mais vendidos de ficção do The New York Times;
- “É Assim Que Acaba” foi o mais vendido da Publishers Weekly em 2022 e 2023, somando mais de 2,2 milhões de cópias;
- Em 2023, a revista TIME a nomeou para o TIME100 2023, sua lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Fast-foward para 2024, a Sony, que co-financiou o filme, aproveitou essa onda para lançar o primeiro trailer em collab com o #BookTok, acumulando 128M de views nas primeiras 24 horas.
Nota de rodapé: Com um custo de produção estimado em US$ 25 milhões, o longa já é um sucesso comercial. No fim do dia, assim como fez no mercado de música, o TikTok está mexendo diretamente com o mercado de Hollywood.
