Na surdina, o YouTube começou a rodar um teste para alguns usuários de Android com uma função em que, ao rolar para cima depois de ver um vídeo, outro já começa a rodar automaticamente. Veja com seus próprios olhos .
🧐 “Ué, mas isso já não acontece com os Shorts?” A grande diferença para a vertical que o YT criou para copiar competir com o TikTok é que, dessa vez, esse sistema de rolagem infinita também está nos vídeos longos.
- Ou seja, é como se o #ForYou do app chinês estivesse funcionando entre os vídeos na horizontal — e não só ela, mas também o algoritmo que vai medir o engajamento e decidir o que o usuário vai encontrar na sequência.
Por que isso é algo relevante? Embora seja apenas um teste, isso diz muito sobre como a tiktokização transformou uma indústria inteira e dá boas indicações sobre a direção que o YouTube está seguindo .
Todas as mudanças que a plataforma fez até agora — incluindo esse novo teste — têm uma coisa em comum: elas tiram o controle dos criadores e entregam tudo nas mãos do poderoso algoritmo .
Isso mesmo com os youtubers reclamando há um bom tempo sobre a dificuldade de aparecer nas recomendações. Para os diretores da plataforma, mostrar qualquer coisa é melhor do que não mostrar nada.
Zoom out: Mesmo incomodado, o YouTube leva a melhor no X1 , com 2,5 bi de usuários e US$ 31 bi de faturamento contra 1,5 bilhão de tiktokers e US$ 18 bi de receita da rede vizinha.