(GIF: Tenor | Reprodução)
“De onde vem esse dinheiro?” Depois de analisar a prestação parcial das contas de campanha, o Tribunal Superior Eleitoral identificou R$ 605 milhões em transferências suspeitas.
- Foram detectados 59.072 casos de doações ou gastos potencialmente irregulares — que serão apurados de forma mais profunda.
O que gera suspeita? 👀
Em relação aos gastos, os órgãos ficam atentos quando, por exemplo, há fornecedores com número muito pequeno de funcionários, ou empresas criadas neste ano que têm como sócio algum filiado a partido ou parente de candidato.
No lado das receitas, as principais suspeitas acontecem sobre doações feitas por pessoas com renda incompatível com o valor doado. Foram identificados seis doadores falecidos e 190 desempregados.
Ainda segundo o TSE, houve mais de 10 mil situações em que um mesmo candidato recebeu numerosas contribuições feitas por diferentes empregados de uma mesma empresa.
Próximos capítulos: Uma nova rodada de investigação ocorrerá após a prestação de contas final do primeiro turno, que deve ser entregue por todos os candidatos até 2 de novembro.
O que mais aconteceu no Brasil?
- Arquivado. Ministra Carmén Lúcia arquiva pedidos para investigar Bolsonaro por supostos desvios no MEC
- Reunião com empresários. Lula reuniu cerca de 40 empresários para poder discutir o futuro do país
- Regras especiais do período eleitoral: Nenhum eleitor poderá ser preso de hoje até 48 horas após o primeiro turno das eleições
Fonte: https://thenewscc.com.br/