“FORA DO AR”. É com essa mensagem que os turcos se deparam ao entrar no Instagram, já que o app foi banido do país desde o final de semana.
Tudo começou quando um membro do governo turco acusou a rede social de censurar mensagens de condolências pela morte do líder do Hamas e de apoio ao grupo terrorista.
Foi então que, pouco tempo depois, o governo baniu o app, citando “conteúdos problemáticos”, ofensas contra um líder político do país e posts envolvendo drogas, jogos e violência. O país se junta a Irã, China, Rússia e Coreia do Norte.
O impacto: Em um país com 85M de pessoas, quase 60M têm Instagram. Estima-se que o Tio Zuck já tenha deixado de ganhar US$ 55 bilhões até agora com o ban.
Not the first. Facebook, X e Wikipédia já foram bloqueados por lá desde 2020. De lá para cá, o número de sites estrangeiros bloqueados disparou. +1M de domínios ficaram fora do ar em 2024.
A parte geopolítica da história 🇹🇷🤳
A Turquia tem deixado cada vez mais claro o seu apoio ao Hamas contra Israel. A morte do líder do grupo terrorista foi classificada como “ato desprezível que interrompe a causa palestina” pelo governo turco.
Mesmo fazendo parte da OTAN — aliança dos países do Ocidente —, o presidente da Turquia muitas vezes vai na contramão do bloco. Inclusive, ele chegou a liberar o tratamento de membros do Hamas em hospitais do país.