O 1000º dia de guerra foi cheio de tensão. Dias depois de Joe Biden autorizar a Ucrânia a usar os mísseis de longo alcance americanos em território russo, as tropas ucranianas dispararam seis deles numa região de fronteira.
- O ataque não causou vítimas ou danos relevantes, já que os sistemas de defesa aérea interceptaram cinco dos mísseis e conseguiram danificar o que sobrou. Só alguns destroços caíram em áreas militares.
🥃 Uma dose de contexto: Depois dos EUA darem o OK para a Ucrânia atacar a Rússia com armamento pesado de Washington, a guerra entrou no seu patamar mais tenso — já que a área com potencial de conflito aumentou bem.
Pense que, além disso, um conflito que, na teoria, só envolvia dois países, passou a tomar dimensões maiores na geopolítica: EUA, UE e OTAN com Zelensky vs. Coreia do Norte, China e Irã com Putin.
Como se não bastasse… O presidente russo assinou uma revisão da doutrina nuclear do país. Agora, a Rússia considera como um ataque conjunto qualquer ataque de um Estado não nuclear com o apoio de uma nação nuclear.
Ou seja, o gesto de Putin deixa claro que os russos podem usar armas nucleares para responder aos ataques ucranianos feitos com o apoio dos EUA. Caso você não lembre, a Rússia é a maior potência nuclear do mundo.
🔴 Vai apertar o botão vermelho? O governo russo tem feito ameaças nucleares com frequência desde o início da guerra, mas uma decisão desse tipo é vista como improvável — visto que traria consequências irreversíveis para o mundo todo.