Mais um capítulo das manifestações no Irã. A União Europeia impôs sanções a mais de 30 autoridades e organizações iranianas, incluindo penalidades para a divisão das forças armadas do país, a famosa Guarda Revolucionária.
- Além dessas, ainda há outras sanções impostas pelos EUA e pelo Reino Unido em resposta à opressão de manifestantes pelo governo do Irã.
Contexto: Em setembro, a morte de Masha Amini — uma mulher de 22 anos presa por usar o véu islâmico de maneira incorreta — desencadeou uma série de protestos pelos direitos das mulheres no país.
Depois disso, sabe-se que o governo iraniano condenou alguns manifestantes à morte. A real situação, no entanto, fica “escondida” — as autoridades já interromperam até os serviços de internet do país.
Voltando à notícia… As sanções foram impostas a 19 entidades e 18 pessoas, que, dentre outras proibições, não poderão viajar para nenhum país membro da União Europeia.
Culpando o governo pelo abuso dos direitos humanos, a organização reforçou condenar “veementemente o uso brutal e desproporcional da força pelas autoridades iranianas contra manifestantes pacíficos”.
O que mais é relevante pelo mundo?
- Manuel Vicente Vadell Aquino. Governo Lula aceita embaixador da Venezuela indicado por Maduro
- Mais 6 arquivos confidenciais. Novos documentos são encontrados na residência de Biden
- R$ 11 bi. Canadá vai pagar indenização bilionária a comunidades indígenas
Fonte: https://thenewscc.com.br/