Tim Cook já tá abrindo a carteira. Pela primeira vez, a Apple vai ter que pagar uma multa milionária para a União Europeia.
- O valor será de cerca de 500 milhões de euros — R$ 3 bilhões. É o equivalente a mais de 140 mil Apple Visions Pro vendidos. É muita grana…
Tudo isso porque, lá em 2019, o Spotify entrou com um processo acusando a empresa da maçã de impedir a concorrência, limitando apps de música e favorecendo o Apple Music em seus dispositivos.
Explicando melhor… Geralmente, a App Store proíbe empresas como o Spotify de fazer a cobrança das assinaturas nos seus próprios aplicativos.
Com isso, serviços de subscription acabam tendo que usar o próprio app da Apple pra isso — que cobra uma taxa de 30% dos desenvolvedores.
Para conseguir bancar o imposto adicional, o Spotify alegou ter que aumentar o preço das suas assinaturas justamente por causa da Apple.
A Comissão Europeia avaliou o caso por anos e decidiu condenar a empresa do Tim Cook por “violar as leis antitrustes” e “criar condições comerciais injustas”.
BIG TECHs 🥊 UE. A lei dos mercados digitais começou a valer nesta semana no continente e já está enquadrando grandes players da indústria com investigações, multas e novas diretrizes.