É bom ficar atento. Um estudo revelou que pessoas que usam lentes de contato reutilizáveis têm quase quatro vezes mais chances de desenvolver ceratite, uma infecção ocular rara, mas grave.
- Utilizar o item durante a noite e ao tomar banho também foi associado a um aumentos nos casos da doença.
O que é ceratite? Uma inflamação da córnea, que é a camada protetora dos olhos. Entre os sintomas estão vermelhidão dos olhos, lágrimas em excesso e irritação. Quando não tratada, pode evoluir para redução permanente ou temporária da visão.
Segundo o levantamento, um quarto dos pacientes com ceratite perdem mais de 75% da visão mesmo após o tratamento. A mesma proporção acaba precisando de um transplante de córnea para conseguir enxergar novamente.
Mas, calma… A infecção ainda é bastante rara. Porém, considerando que mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo usam lente de contato, e que a ceratite é evitável, os estudiosos ressaltaram a importância de minimizar os riscos da doença.
- Além dos cuidados básicos de higiene, análises concluíram que consultas ao oftalmologista reduziram o risco de desenvolver a infecção.
Bottom-line: Ainda que as lentes reutilizáveis sejam seguras, trocá-las pelas recicláveis reduziram entre 30% a 60% o risco de desenvolver a doença. Só não vale comprar as lentes e nunca mais voltar ao consultório. risos.
Fonte: https://thenewscc.com.br/