A maior rede varejista do planeta decidiu encerrar todas as suas iniciativas de DEI — diversity, equity and inclusion —, inclusive deixando de usar essa sigla em todos os seus comunicados públicos e internos.
O que muda: A empresa cancelou treinamentos de equidade racial dos funcionários, saiu do ranking de apoio à comunidade LGBTQIA+ e não vai mais considerar raça ou gênero dos candidatos na hora de fazer contratações.
- Além disso, todos os milhões investidos em programas de conscientização foram cancelados, assim como a venda de produtos de terceiros com alusão às cores da bandeira do arco-íris no site.
Essa decisão veio depois de críticas de influenciadores conservadores, que falaram em boicotar o Walmart na Black Friday. No entanto, a empresa disse que essa revisão das medidas já estava sendo estudada há um tempo.
Quem lacra, lucra? A notícia segue um movimento de outras grandes empresas, como Toyota, Google, Meta, Zoom, Microsoft e muitas outras que também cortaram seus programas e times de DEI nos últimos meses.
Pense que essa sequência de decisões vinda de big corps pode indicar uma tendência do mercado, levando a empresas menores pela mesma direção em contraposição a uma onda woke que teve início em 2020.
“Yes, but”: Na contramão disso, apesar do movimento, o Índice de Igualdade Corporativa da HRC bateu recorde em empresas participantes neste ano.