A Diretoria da 6ª Subseção da OAB/ES, promove, na próxima quinta-feira, dia 1º, às 14 horas, nas proximidades do Fórum da Comarca de Guaçuí, o “aniversário” de 1 ano sem juízes titulares, nas cinco Comarcas da cidade.
De acordo com os organizadores do evento, para ocasião, está sendo preparado um bolo com direito a vela, que servirá para registrar a data. O Presidente Estadual da OAB/ES, Dr. Homero Junger Mafra e a Secretária Geral Adjunta da OAB/ES, Dra. Érica Neves já confirmaram presenças.
Segundo o Presidente da 6ª Subseção da OAB/ES, Luiz Bernard Sardenberg Moulin, o ato é uma forma de protesto em face do descaso do Poder Judiciário com as Comarcas de Guaçuí, Dores do Rio Preto, São José do Calçado, Apiacá e Bom Jesus do Norte.
“A OAB não ficará inerte! Desde o primeiro dia que assumimos a Presidência da Subseção nos deparamos com essa triste realidade nessas cinco Comarcas do Sul do Estado, sem nenhum juiz titular, apenas com magistrados atuando por extensão, se fazendo presentes uma vez por semana para não permitirem que os serviços aos jurisdicionados sejam paralisados”, afirma Luiz Bernard.
Segundo ele, a única exceção é a 2ª Vara da Comarca de Guaçuí, que, também não tem um juiz titular, mas é contemplada com o esforço da atual magistrada, que atua por extensão na Comarca e é bastante presente.
O Presidente da Subseção ainda faz questão de esclarecer que o ato não é um protesto contra os magistrados que estão com jurisdição estendida nas Comarcas, mas sim contra o Poder Judiciário que não tomou nenhuma medida para solucionar o impasse, mesmo após receber inúmeras reclamações da Subseção, da Seccional e até do Conselho Nacional de Justiça.
A programação tem início previsto às 14 horas nas proximidades do Fórum da Comarca de Guaçuí e toda a sociedade do Sul do Estado é convidada à participar.
Fonte: Com informações da OAB-ES
Foto: Divulgação