Em comemoração ao Dia das Crianças, 35 coristas do Algazarra Coral – Martinho Lutero Galati, com idade entre 6 e 16 anos, sobem ao palco do Teatro Sesc Glória, em Vitória, neste domingo, 13 de outubro, às 18h, para uma nova edição do espetáculo “É Bom ser Criança”. Criado pelo Instituto Todos os Cantos (ITC) em 2011, o Algazarra passará uma mensagem sobre a força da amizade no concerto, sob a regência da maestra Alice Nascimento.
A apresentação será marcada por obras brasileiras e internacionais que remetem ao universo lúdico e infantil. Solistas do Madrigal Algazarra, formado por coristas mais experientes, vão se revezar estreando canções como “For Good”, do musical Wicked, que chega aos cinemas brasileiros em breve.
Em seguida, o grupo completo entoará canções do repertório infantojuvenil, como a divertida versão do “Dueto dos Gatos”, baseado na obra de Rossini, além de música popular brasileira e do congo capixaba. O espetáculo terá Juca Magalhães ao piano, Suelen Perroni e Juliany Machado nos violinos, Claudine Abreu na viola, Ury Vieira na trompa, e Maicon Sete Cordas na percussão. Alice Nascimento também assina a direção musical.
Entre as outras obras da apresentação estarão “O Alfabeto” (Mozart); “Ao Que Vai Chegar” (Toquinho e Mutinho); “Peter Pan” (Kiko Bertolini e Júlio Pires de Almeida) e “Ton Thé” (Jeanne e Robert Gilmore). Destaque ainda para “Alô, Galera!” (Thelma Chan) e “No Passo do Congo” (Medley de Congos da banda Amores da Lua, de Vitória).
“A ideia do espetáculo surgiu depois que um grupo de cantoras do Algazarra passou a levar músicas divertidas e alegria a crianças internadas em alas pediátricas de hospitais. Foi a partir daí que nasceu o ‘É Bom ser Criança’, com um repertório de canções que representasse o espírito de alegria e a inocência do universo musical infantil”, explica Alice Nascimento.
Vidas transformadas pela música
Desde a pandemia de Covid19, o Algazarra Coral recebeu um número significativo de novos coristas, especialmente na faixa etária inferior a 10 anos, com muitas vidas tendo sido transformadas pela participação no projeto e no contato com a música.
Um exemplo é a corista Luiza Vieira Có Gomes, de 11 anos, que foi aprovada no exame seletivo para um curso preparatório ao Curso de Formação Musical (CFM) da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Luiza canta no Algazarra desde maio de 2022 e agora poderá ter a oportunidade de estudar em uma das escolas de maior prestígio no ensino de violão no Brasil.
Já Lara de Souza Barcellos, de 13 anos, é a mais recente corista bolsista do Algazarra Coral, tendo ingressado no grupo há dois meses. Para a adolescente, cantar significa liberdade de expressão e felicidade. “Quero fazer parte dos eventos e concertos, aprender o máximo que eu puder e me desenvolver com os outros coristas”, diz.
O Algazarra Coral – Martinho Lutero Galati é um projeto do Instituto Todos os Cantos que conta com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba – LICC da Secretaria de Estado da Cultura e Energisa / ES Gás.
SERVIÇO:
Espetáculo “É Bom ser Criança”
Data: Domingo, 13 de outubro
Horário: 18h (1h hora de duração)
Local: Teatro do Centro Cultural Sesc Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) – https://web.lets.events
Interpretação em Libras
Mais informações: (27) 3232-4750
|