A estudante Monize Silva Marques, de 13 anos, busca apoio entre amigos e entidades para que possa lançar seu livro de poesias e crônicas. Monize faz o 7º ano do Ensino Fundamental, na escola pública José Antônio de Carvalho, localizada no distrito de São Tiago. O livro “Retratos de uma Adolescente” é uma obra que expressa sonhos, alegrias e sentimentos da autora. Em suas 94 páginas, a obra traz textos que falam sobre amizade, segredo, amor e vida.
Monize é de família simples e logo que iniciou os estudos, mudou-se para o Desengano, zona rural de Guaçuí, e lá frequentou a escola da Fazenda Alcantilado, até os 7 anos de idade. Devido às mudanças da família, hoje ela estuda na escola José Antônio de Carvalho, no distrito de São Tiago.
A aluna conta que aprendeu a ler aos 9 anos e logo que descobriu o mundo encantado da leitura, teve o interesse em escrever seus próprios textos, tendo sempre como companheiro o dicionário. “Prefiro escrever poesias, mas também faço contos e crônicas”, revela. Monize sonha em ser uma grande escritora.
Em relação aos textos, a poesia de Monize é considerada pelos professores como graciosa, por mostrar seu jeito de menina e até mesmo de mulher guerreira. “Seus versos encantam amigos e professores. Percebo que em um futuro bem próximo, colheremos frutos desse lindo trabalho”, afirma a professora Neuzely Gomes Glória (Bichinha), que apoia e orienta a aluna no projeto.
Segundo Bichinha, a poesia da estudante tem uma linguagem simples que mostra a fantasia e o sonho. De acordo com a educadora, “Retratos de uma Adolescente” é uma obra sonhada mais por ela do que pela própria autora. “Logo nas primeiras aulas percebi que Monize tinha o dom da escrita. Vê-la escrever, buscar palavras no dicionário, pareceu-me um chamado de Deus”, lembra.
A professora lembra ainda que quando a aluna começou a escrever os textos para o livro, entregava o material em folhas de caderno. “Foi a partir daí que tive a ideia de digitar os textos. Quando vi o trabalho pronto e encadernado, percebi que podia fazer algo mais por ela e comecei a correr atrás para conseguir alguém que tivesse o interesse em ajudar”, lembra.
Neuzely lembra ainda que ao falar sobre a aluna, vê uma escritora com um futuro promissor. “Ela é esplêndida! Tem um rico vocabulário e está sempre atenta às aulas e aos noticiários’, completa.
A professora acredita que descobriu uma escritora de verdade. “É uma honra ajudá-la nesta obra e em sua caminhada. Este trabalho é um desafio e incentivo aos novos escritores. Espero que os versos de Monize levem o leitor a viajar pelo passado, presente e futuro”, diz.
Apoio
Em relação ao apoio para o lançamento do livro, a professora afirma que foi à Secretaria de Educação da cidade, mas ainda não teve resposta. No entanto, ao procurar o Rotary Clube de Guaçuí, recebeu a proposta de fazer uma rifa para que os membros do Rotary ajudem a vender. “Alguns rotarianos me pediram para que os procurassem essa semana, que eles vão também apoiar”, enfatiza. Segundo Bichinha, a diretora da escola de Monize também demonstrou apoio ao projeto.
Em relação a rifa, a professora conta que é de uma cesta de chocolate de uma marca famosa. “É algo simbólico, mas que já vai ajudar muito”, completa. A rifa custa R$ 2,00 e será vendida em alguns pontos na cidade. “Quem tiver o interesse em ajudar e quiser adquirir um bilhete, pode ligar para o telefone (28) 99902-2180 ou deixar recado no 3553-1270”, informa.
Foto: Divulgação/Escola

Estudante escreve poesias e crônicas.