Ação discutiu a Ampliação da Luta Antirracista no Interior do Estado do Rio de Janeiro
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, promoveu nessa segunda feira (21/11), uma ação para Ampliação da Luta Antirracista no Interior do Estado do Rio de Janeiro. O prefeito de Varre-Sai, Silvestre Gorini, juntamente com a secretária municipal de Assistência Social, Maristela Louvain Fabri de Moraes, participou da ação.
O evento que aconteceu no Rancho Varre-Sai (anexo ao Casarão do Felicíssimo) contou com a presença das coordenadoras da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Campos dos Goytacazes, Neilda Cunha, Mirna Lucio, Érica Barreto e Erikah Gomes. Elas trouxeram um olhar racializado na construção da sociedade e como as micro violências diárias são os catalisadores para o abandono de espaços, baixo autoestima e auto-ódio.
Na ocasião, aconteceu apresentação de capoeira, com o Grupo de Capoeira do município; Folia de Reis ,Teresa Nazareth declamando um poema, a cabeleireira Elza mostrando vários penteados para os cabelos crespos; a educadora física Greicinha apresentando jogos africanos, Adson tocando flauta e a terceira colocada no Garota Festival do Vinho,Ludmila Vitória mostrando toda beleza negra e falando sobre a importância de sua participação no concurso.
A secretária municipal de Assistência Social, Maristela Louvain Fabri de Moraes, destacou a necessidade da reflexão diária sobre a importância do povo negro na sociedade brasileira e do combate ao racismo.
“Precisamos lutar por infâncias livres de racismo, para que estas, que hoje são crianças, cresçam exercendo sua cidadania e estejam onde quiserem. Para que jovens negros tenham escolhas e que tenhamos cada vez mais homens e mulheres negras ocupando espaços de poder e decisão no país”, ressaltou.
O evento contou ainda com as presenças dos vereadores Waltair Nery e José Carlos Monteiro e da diretora de Cultura, Valderes Oliveira.
“Um evento importantíssimo, onde se destacou a importância da igualdade racial, além dos palestrantes falarem da legislação no que se refere ao racismo. O ideal é que não precisasse de medidas e leis para acabar com esse tipo de atitude, considerada absurda e inaceitável nos dias atuais”, concluiu o prefeito.
Silaine Terra
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Varre-Sai
Por Silaine Terra