O recurso é quatro vezes maior que o aplicado na Safra 22/23
O Banestes, que nasceu como o banco de crédito agrícola do Estado do Espírito Santo, anunciou a disponibilidade de R$ 1 bilhão de recursos para o Plano Safra 23/24. O montante é quatro vezes maior que da safra anterior, destinando os investimentos para produtores e cooperativas rurais fortalecerem as atividades agrícolas e de pecuária já consolidadas, além de incentivar novas culturas e criações.
Além do Pronaf e do Pronamp, a instituição financeira dispõe de linhas de créditos para demais produtores e financiamentos via Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). O diretor de Negócios e Recuperação de Ativos, Carlos Artur Hauschil, pontuou que o crédito rural está no DNA do Banestes, que nasceu como o banco de crédito agrícola do Estado, presente em todos os 78 municípios capixabas.
“Encerramos a safra 22/23 com um crescimento de 100% em relação à safra de 21/22. Com isso, temos uma excelente expectativa para esta nova safra, tendo em vista o montante de recursos disponibilizados pelo Governo, as taxas anunciadas e a diversidade de linhas para atender à crescente demanda do setor”, enfatizou.
O crédito estará disponível para financiar a compra de insumos, tratos de cultivo e demais custos para a manutenção da atividade agrícola ou pecuária, bem como a aquisição de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, aquisição de animais, renovação e implantação de lavouras, construção e reformas, eletrificação e, inclusive, a implantação de sistemas para a geração e distribuição de energia produzida a partir de fontes renováveis, além de equipamento e demais itens relacionados a sistemas de conectividade no campo, dentre outros.
Para o café, o Banestes oferece tanto linhas de custeio quanto de investimentos, e também linha de capital de giro para as indústrias de café solúvel e torrefação. Com isso, o banco financia a produção e a industrialização do café, incluindo a compra de insumos, aquisição de tratores, implementos e demais equipamentos para uso na atividade.
O Banestes possui agência bancária em todos os municípios do Espírito Santo. A orientação é que o produtor rural entre em contato com a agência mais próxima da sua região, e observe, além da taxa de juros da operação, se o valor e o prazo são adequados para a finalidade desejada.
Fonte: https://esnoticias.com.br/