O mercado imobiliário não para de se reinventar. Para atender às demandas dos moradores, cada vez mais conectados à tecnologia, à sustentabilidade e ao bem viver, as incorporadoras e construtoras seguem se adaptando aos desejos da sociedade em constante evolução.
O novo estilo de vida das famílias inclui apartamentos inteligentes, cozinhas integradas e espaço para home office. Mas um ambiente, antes restrito aos imóveis de alto padrão, começa a se destacar de forma geral entre as novas demandas: o closet.
Sonho de consumo das mulheres, e mais recentemente também de muitos homens, o closet tem se destacado por assegurar de forma mais eficiente a organização de roupas, calçados e acessórios.
A personal organizer Flávia Nolasco explica que o closet é uma excelente solução. Mais do que trazer um espaço para cada peça, ele permite a visualização de tudo que a pessoa tem, facilitando o seu dia a dia. E para torná-lo ainda mais funcional ela dá algumas dicas. A primeira é sobre categorização: calças, blusas, casacos, sapatos devem ter cada um o seu espaço, preferencialmente identificados com etiquetas.
Em casos de closets de menor porte, a sugestão de Flávia é manter as roupas da estação em curso à mostra e armazenar as peças fora de uso em caixas. “Ao se aproximar do inverno, por exemplo, as roupas de verão, devem ser colocadas em caixas na parte superior, enquanto as de inverno ocupam a parte inferior. Desta forma, o closet estará sempre organizado e funcional. É o fim das roupas mal armazenadas” diz ela.
Por esse motivo, o espaço, antes encontrado apenas em empreendimentos de alto padrão, começa a fazer parte também dos imóveis de 2 e 3 quartos. A tendência já foi identificada e incorporada, por exemplo, aos projetos da MZI Incorporadora. O closet foi inserido nos apartamentos de 80 a 90 m² do empreendimento recentemente entregue em Jardim Camburi, o Uniplace Easy Life, e já sendo uma prática da empresa que continuará a ser considerada nos próximos projetos.
Para o diretor da Remax Imobiliária, Samir Ginaid, além da organização, o closet valoriza um imóvel em até 15% em relação a um outro com a mesma tipologia, sem esse espaço projetado, e se o cliente puder optar, certamente, a escolha recairá sobre o imóvel com closet, seja para compra ou aluguel. “Recebemos clientes cujos olhos brilham quando mencionamos que o apartamento em questão possui um closet”, afirma Ginaid.
Ginaid explica, ainda, que o segredo para atender a essa demanda está em investir em plantas racionais, bem projetadas e que proporcionem espaços otimizados, funcionais e confortáveis. “É o tipo de coisa que você não muda depois de pronto o apartamento, então tem que ser pensado na concepção do produto, com foco no usuário”, completa.