A Trilha de Inovação do Senac-ES chegou ao Base27, um dos principais hubs de inovação do ecossistema capixaba. O lançamento aconteceu na última sexta-feira (11), na área de convivência do hub, na Enseada do Suá, em Vitória. A Diretora de Educação do Base27, Juliana Ferrari, deu as boas-vindas aos participantes e integrantes da 1ª turma, composta por membros de empresas parceiras.
“Apesar de estarmos em um espaço corporativo, que tem o papel de unir o ecossistema capixaba de inovação, nós conectamos pessoas. Quando o Senac-ES nos procurou para oferecer a Trilha da Inovação aqui no hub, ficamos muito animados. Essa é a primeira turma e nós estamos na expectativa de que seja muito bom para todos os participantes. É uma ação conjunta que une esforços no caminho da inovação”, disse a Diretora de Educação do Base27, Juliana Ferrari.
O Gerente de Educação Profissional do Senac em Vitória, Bruno Emilio Pereira, que atuou no processo de criação da Trilha de Inovação, explicou que a formação é muito dinâmica. “Os participantes vão poder interagir durante o andamento da trilha. Um exemplo disso é o pitch day, onde as ideias serão apresentadas e defendidas. Todos terão a oportunidade de fazer parte de uma comunidade, composta por pessoas que já fizeram a trilha”, lembrou.
Para a Instrutora de Educação Profissional do Senac-ES, Bianca Corona, que já fez a trilha e atuou como facilitadora, levar o conhecimento até o hub é um momento que vai entrar para a história. “Essa é uma parceria que demonstra a relevância da nossa trilha para o ecossistema de inovação. A ideia é estimular a criatividade, novas soluções e repensar o que estamos fazendo. Além disso, estamos seguindo o modelo pedagógico do Senac”, afirmou.
A participante Thais Correa, da empresa Marca Ambiental, participou da primeira etapa da trilha. “Estou muito feliz por estar aqui e pela oportunidade. Estou tendo vários insights e pretendo voltar para a empresa e aplicar esses conhecimentos. A gente sabe que inovar não é um processo que acontece da noite para o dia, mas tendo essas ideias sei que poderei proporcionar muitos ganhos para a empresa”, concluiu.
Segundo a Diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra, este é um momento único para a instituição. “Estamos muito agradecidos por essa oportunidade. O nosso sistema é mantido e composto por muitas empresas da área de comércio de bens, serviços e turismo e temos o compromisso de devolver isso à forma de educação e transformação. E é por isso que estamos aqui hoje, entregando conhecimento”, afirmou.
A Trilha de Inovação
A trilha de cursos está dividida em quatro etapas: Ideação; Validação; Apresentação e Implantação; e Maturidade. É direcionada aos profissionais que desejam dinamizar suas carreiras, apostando na inovação para o crescimento. A iniciativa faz parte do plano educacional do Hub Senac-ES que já tem obras em andamento e vai contar com um espaço físico no Centro de Inovações, na unidade do Senac em Vitória.
A trilha completa tem duração de 36 horas e os participantes vão aprender na prática as técnicas para realizar a gestão do tempo, fazer brainstorm (ou chuva de ideias), compreender como funciona o design thinking (método de ideação), desenvolver formulários para pesquisas e dados, implantação de projetos e produção de pitches (apresentações curtas e diretas).
Hub do Senac-ES
O Hub de Inovação do Senac-ES será um espaço que permitirá uma integração do ecossistema de inovação do Espírito Santo. A ideia é promover a interação com o Sistema S, incluindo o Serviço Social do Comércio (Sesc-ES) e a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), o Governo do Estado, prefeituras, a sociedade civil e os demais os integrantes do ecossistema capixaba de inovação.