Tecnologia com endereço fixo e muito km². Em 2025, os EUA baterão um novo recorde de data centers em construção, acompanhando o apetite voraz por tecnologia e inteligência artificial.
Dados mostram que 4.750 data centers estarão em processo de construção nos mercados primários dos EUA no próximo ano. O número supera o recorde de 2024, de 4.250.
🌐 O motivo atrás do boom: AI + Nuvem + Big Data. A necessidade de processar volumes gigantescos de informações, treinar algoritmos complexos e suportar aplicações cada vez mais exigentes transformou os data centers em protagonistas invisíveis do digital.
Só nos EUA, o investimento federal em AI deve chegar a US$ 32 bilhões anuais até 2026. Junte isso com a corrida das empresas para se proteger de ameaças cibernéticas e temos um boom na busca por instalações mais seguras, avançadas e hiperconectadas.
Mas nem tudo são flores… Além dos requisitos mecânicos e elétricos que precisam ser impecáveis, o mercado enfrenta desafios, como a espera por infraestrutura elétrica atualizada e o aumento dos custos imobiliários.
- Enquanto a demanda acelera, o tempo para entregar esses projetos continua aumentando, criando um verdadeiro nó na corrida por inovação digital.
🇺🇸 Segue o líder: Atualmente, são mais de 11.800 data centers operacionais no mundo, sendo 45% deles nos EUA. A terra do Tio Sam abriga mais de 5.300 instalações, 10x mais do que a China ou qualquer nação europeia.
Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/