Na tarde desta quinta-feira (24), técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estiveram reunidos com o Grupo Peterfrut, em Ibitirama, no Caparaó capixaba, para alinhar pontos importantes para o desenvolvimento da agricultura local, junto a mais de 20 agricultores familiares do município.
Entre as ações propostas, com o objetivo de incentivar a diversificação de renda das famílias, está a parceria entre os produtores familiares locais e a Peterfrut para a implantação do cultivo de morango, feita pelos técnicos da empresa.
O técnico em agropecuária do Incaper Renan da Silva Fonseca fez uma breve introdução sobre o cultivo de banana (Prata, Anã e Terra) consorciada ao café arábica. “A banana é uma cultura que não prejudica o nosso carro-chefe, que é o café. O objetivo é que os produtores busquem, cada vez mais, tecnificar as bananeiras, trazendo novas variedades e tratando-as como uma cultura que pode proporcionar um futuro promissor como a nova alternativa de diversificação”, explicou.
Comercialização dos produtos
Na ocasião também foi comemorada a reativação da Associação de Hortifrutigranjeiros de Ibitirama, com o intuito de viabilizar a comercialização dos produtos e a aquisição de insumos. A importância do associativismo, bem como o histórico da associação foram os assuntos da palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper em Ibitirama Aristodemos de Paiva Hassem.
“A nossa expectativa é que, com a reativação da Associação de hortifrutigranjeiros, os produtores se organizem para facilitar a comercialização dos produtos agrícolas, contribuindo para a diversificação, o aumento da renda e da qualidade de vida e a permanência do jovem no campo. Essa reativação é ponto chave para que a diversificação aconteça e evolua”, reforçou Renan Fonseca.
O evento teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibitirama e da Prefeitura Municipal.
Fonte: Incaper
Foto: Divulgação