Jovem capixaba, aluna do IP, realiza sonho de cursar Medicina com bolsa integral
Uma história de determinação, esforço e superação. Isabella Wagmaker Gonçalves, de 19 anos, aluna do Instituto Ponte desde 2017, conquistou um marco transformador em sua vida: a tão sonhada vaga no curso de Medicina da faculdade Multivix, unidade Cariacica, com bolsa integral de 100%.
Filha de uma dona de casa e de um aposentado, Isabella nasceu em Vitória. Sua trajetória acadêmica é um reflexo do compromisso do Instituto Ponte em promover a ascensão social de jovens em uma geração. Desde sua entrada no programa, Isabella teve acesso a oportunidades que potencializaram seu talento e dedicação.
A jovem já colecionava vitórias antes de alcançar a aprovação em Medicina. Foi bolsista no Colégio Marista e no CNA Praia do Canto, onde aprimorou sua formação acadêmica e pessoal. Após concluir o ensino médio, frequentou o cursinho Madan, também com bolsa integral, consolidando sua preparação para os processos seletivos mais concorridos do país.
Em sua jornada, Isabella foi aprovada em dois cursos universitários, incluindo Enfermagem na UFES, mas nunca desistiu de seu maior objetivo: a Medicina. Com a conquista da bolsa integral na Multivix, ela dá início ao curso neste ano de 2025, transformando um sonho em realidade.
“Eu sempre acreditei que a educação seria minha chave para mudar de vida. O Instituto Ponte foi fundamental nesse processo, pois abriu portas que eu jamais imaginava serem possíveis. Hoje, começo a enxergar um futuro que sempre sonhei, mas que parecia tão distante”, conta Isabella.
O Instituto Ponte, com sua missão de promover a ascensão social por meio da educação, desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de Isabella. A entidade, eleita nesse ano uma das melhores ONGs do Espírito Santo, pela quarta vez, oferece suporte acadêmico e emocional para jovens talentosos de baixa renda, capacitando-os para transformar suas vidas e, por extensão, suas famílias. “A trajetória de Isabella reflete a essência do trabalho do Instituto Ponte e ressalta o impacto transformador de iniciativas que unem educação de qualidade e apoio social. Sua conquista é um convite para todos que acreditam no poder da educação como ferramenta para mudar o mundo”, afirma Bartira Almeida, presidente do IP.
Capixaba de 13 anos é destaque nacional na Olimpíada Brasileira de Matemática
O Espírito Santo teve apenas um premiado na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 2024. Aluno do Instituto Ponte (IP), Guilherme José Moreira Hullemam, de 13 anos, foi o único capixaba a receber a premiação. Natural e morador de Marechal Floriano, no interior do Estado, ele é estudante do 7º ano do ensino fundamental na EMEF Professor Nicolau Klohling. Guilherme conquistou menção honrosa nesta que é uma das competições mais desafiadoras e prestigiadas do país, reunindo alunos de escolas públicas e privadas e servindo como porta de entrada para as olimpíadas internacionais. Multimedalhista, o jovem, que é filho de um motorista carreteiro e de uma dona de casa, já ostenta um histórico de conquistas impressionante, incluindo uma medalha de ouro na OBMEP.
A Melhor ONG do ES
O Instituto Ponte foi reconhecido como a Melhor ONG do Espírito Santo no Prêmio Melhores ONGs 2024, organizado pela Certificadora Social. Esta é a quarta vez que a entidade recebe essa premiação, além de ser destacada entre as 100 melhores ONGs do Brasil, honraria conquistada por seis vezes desde 2018.
As iniciativas do Instituto Ponte abrangem aulas de inglês, transporte, material escolar e desenvolvimento de projetos de vida, beneficiando os alunos e suas famílias. O Prêmio Melhores ONGs avalia critérios como governança, transparência e captação de recursos, destacando as práticas exemplares do terceiro setor. Em 2024, mais de 700 organizações participaram do prêmio, tornando a conquista do Instituto Ponte ainda mais relevante. Para mais informações, acesse www.institutoponte.org.br.
Vitória, 08 de janeiro de 2025
Mais informações: Ilda Castro, assessora de imprensa – (27) 99972-1274 | 3205-1004