Empresários e autoridades capixabas manifestaram profundo pesar pelo falecimento do presidente emérito da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) Sergio Rogerio de Castro, na noite da última terça-feira (31), aos 81 anos.
Mineiro, o empresário da indústria do plástico veio para o Espírito Santo na década de 1970, e aqui foi responsável pela instalação da primeira indústria no bairro Civit I, na Serra: a Fibrasa. Teve grande atuação no Estado e ganhou notoriedade no país com o fortalecimento do associativismo.
Além de presidente da Findes entre 1989 e 1992, foi fundador e primeiro presidente da Associação dos Empresários da Serra (Ases), conselheiro fundador do Espírito Santo em Ação, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae ES entre 1991 e 1992 e presidente da Fundação Espiritossantense de Tecnologia (Fest) entre 2000 e 2009.
Em depoimento ao projeto Contando Histórias do Cindes, realizado no dia 26 de novembro de 2014, Dr. Sergio fez uma avaliação da sua vida, destacando alguns pontos que o levaram ao sucesso: “estudo, pontualidade, trabalho árduo, compromisso com o credor pagando suas dívidas, respeito aos sócios e o bom trato com os colaboradores. Nesta altura da vida, aprendi a pedir pouco. Quero saúde e manter o bom-humor”, disse. Também revelou qual gostaria que fosse o seu epitáfio. “Foi um bom pai, um bom filho, um bom marido, um bom avô”, disse, antes de encerrar com o poema de Fernando Pessoa, “O que ficou”.
Para a presidente da Findes, Cris Samorini, Dr. Sergio fez história e escola no Espírito Santo e no Brasil. “Ele inspirou gerações com o seu trabalho e dedicação ao associativismo, além de contribuir para o fortalecimento de micro e pequenas indústrias. Um grande exemplo”, disse.
O governador Renato Casagrande decretou luto oficial de três dias no Espírito Santo como forma de honrar e homenagear a memória e o legado de Sergio Rogerio de Castro.
Saiba mais:
- Nota de pesar da Findes
- Sergio Rogerio de Castro: um dos maiores industriais e sinônimo de associativismo no Brasil
- Presidentes eméritos da Findes
Depoimentos
Cris Samorini, presidente da Findes (2020/2024)
Sergio foi uma pessoa pela qual que tive um imenso carinho e muito respeito e admiração. Um conselheiro para todas as horas. Nos despedimos dele com o coração apertado, mas muito felizes por poder ter sido alunos deste mestre do associativismo.
Ele foi um grande defensor da Indústria, inspirou e continuará inspirando gerações com o seu legado. Fez história e escola no Espírito Santo e no Brasil, enquanto presidente da Findes e também como idealizador da Escola de Associativismo. Obrigada, presidente Sergio… por tudo que representou para minha caminhada até aqui. Você sempre me inspirou imensamente e continuará me inspirando.
Léo de Castro, presidente emérito da Findes (2017/2020)
Era um apaixonado pelo associativismo, pelo coletivo, pela Findes, por empreender. Tinha muito orgulho de ser empresário. Homem de visão e posições firmes, não negociava com seus valores, mas sempre amável e acolhedor. Inspirou várias lideranças a avançarem e acreditarem no associativismo. Contribuiu muito para o desenvolvimento do nosso Estado e do País. Sou muito feliz por ser seu filho, e poder de alguma forma dar continuidade aos seus sonhos.
Marcos Guerra, presidente emérito da Findes (2011/2017)
Dr. Sérgio, grande líder que deixa um legado escrito com letras maiúsculas. Na Findes sempre foi participativo, inspirador e incentivador do associativismo. Enquanto presidente da Findes, uma forma que encontrei de homenagear a sua importância para a Indústria capixaba foi nominar um dos nossos centros educativos de: Centro Integrado Sergio Rogério de Castro de Aracruz.
Lucas Izoton Vieira, presidente emérito da Findes (2004/2011)
Sergio Rogerio foi um ótimo empreendedor, dirigente voluntário e presidente da Findes. Com a sua visão de futuro, iniciou a integração da gestão das entidades Sesi e Senai, o que acabou ocorrendo em todo o Brasil. Fundou a Escola do Associativismo. Foi um grande líder que inspirou e estimulou novos líderes. Aprendemos muito com ele.
Renato Casagrande, governador do Espírito Santo
Nos despedimos de Sergio Rogerio de Castro, líder empreendedor e ex-senador, que deixa um enorme legado para os capixabas. Em homenagem à sua memória, decretarei luto oficial de três dias no Estado. À Sergio, nossa eterna gratidão. Minha solidariedade aos seus familiares e amigos.
Ricardo Ferraço, vice-governador do Espírito Santo
Com grande aperto no coração nos despedimos do grande empreendedor e companheiro no Senado Sergio Rogerio de Castro. Deixa um legado de dignidade. Apaixonado pelo Espírito Santo, desenvolveu vida marcante e dedicada à família, aos amigos e ao associativismo. Vá em paz meu irmão!
Marcelo Santos, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do ES
Recebi com profunda tristeza notícia do falecimento do amigo Sergio Rogerio de Castro. Homem notável, ex-senador e ex-presidente da Findes, seu legado de dedicação ao desenvolvimento do ES jamais será esquecido. Nossos sentimentos à família e amigos nesse momento de pesar.
Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo
Recebi com tristeza a notícia da morte de Sergio de Castro. Ele foi um importante presidente da Findes, personagem marcante na história recente do Espírito Santo. Nosso Estado perde uma referência de liderança. Meus sentimentos aos familiares e amigos.
Nailson Dalla Bernadina, diretor-presidente do ES em Ação
Foi importante para a reconstrução do Espírito Santo, como uma das lideranças que organizou o movimento do setor empresarial, e depois, na fundação do ES em Ação, sempre muito ativo e participativo, com uma visão empresarial voltada para o desenvolvimento do nosso Estado. Sem dúvida, deixará saudades.
Por Siumara Gonçalves e Natália Magalhães
Cordialmente,
SIUMARA GONÇALVES
Analista de Comunicação
Coordenação de Comunicação Institucional e Relações com a Imprensa
Gerência Executiva de Comunicação e Marketing – Findes
Telefone: (27) 9.9728-4606 | Whatsapp
E-mail: sfgoncalves@findes.org.br