O trabalho apresentado ficou em segundo lugar na categoria assistência farmacêutica hospitalar
O setor de farmácia do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) participou do II Congresso Capixaba de Assistência Farmacêutica no dia 16 de agosto, em Vitória. O hospital apresentou um trabalho voltado para as intervenções farmacêuticas que geram benefícios clínicos e financeiros, e com isso garantiu o segundo lugar na categoria assistência farmacêutica hospitalar.
“O trabalho apresentado visa demonstrar o que fazemos na prática diariamente no HEVV. Atuação da farmácia clínica, por ser uma atuação integrada com todos os profissionais envolvidos no cuidado do paciente, garante ainda mais segurança para quem está sendo medicado”, celebra Kelly Ventorin, coordenadora da assistência farmacêutica do HEVV.
No Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) a farmácia clínica teve o seu início em 2019 e vem crescendo a cada ano. Essa área da farmácia hospitalar tem a proposta de otimizar os tratamentos e reduzir os riscos associados ao uso de medicamentos. Ao promover o uso racional de medicamentos, o farmacêutico clínico contribui diretamente para a saúde do paciente.
No HEVV, os farmacêuticos clínicos são organizados por setores e selecionam os pacientes com base em critérios específicos. Após a prescrição médica, o farmacêutico acompanha todo o processo de verificação da prescrição, incluindo ajustes de doses e vias de administração, reconciliação medicamentosa e orientações após a alta.
“Nós estabelecemos uma relação de confiança com os médicos do hospital. Assim que um medicamento é prescrito, acompanhamos o paciente em colaboração com a equipe multidisciplinar. Conferimos os medicamentos e intervimos junto ao médico o ajuste das doses conforme necessário, o que evita duplicidades e pode gerar economia para o hospital”, explica Julian Chiabai, um dos farmacêuticos da equipe.
Para Kelly Ventorin o trabalho integrado só garante mais assertividade no processo. “O nosso foco é o cuidado centrado no paciente e entendemos que o reconhecimento deste trabalho mostra que estamos alcançando o nosso propósito”, ressalta a coordenadora.