Vários estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo, do Campus de Alegre, ocuparam um dos prédios da faculdade, na manhã desta quinta-feira (10), em protesto contra a PEC 241 e pedindo melhorias para o Campus. De acordo com informações de um dos estudantes, aproximadamente 35 alunos participaram da manifestação.
Com vários cartazes colocados na escadaria do prédio, os alunos declararam sua luta pela Educação e disseram que a PEC do Governo Federal não é um avanço e sim uma ilusão. Em relação ao ato realizado, o grupo demonstrou que ocupar o prédio foi resistir e conquistar seus ideais por uma educação de qualidade.
Além de manifestar contra a PEC, o grupo exigiu mudanças na Universidade em relação as condições da estrutura, que na visão deles, é precária. Segundo eles, faltam verbas para projetos e para viagens de estudos, e as verbas repassadas para eles, são cortadas pela metade.
Segundo os alunos, outro problema é com relação as bolsas de extensão e o Sauni, que é o auxílio dos alunos, que foram cortados.
Durante essa semana, os estudantes fizeram várias reuniões na Universidade, com pessoas contra e a favor da ocupação. Ao entrarem em um acordo, decidiram ocupar o prédio na manhã desta quinta-feira.
A estudante Jéssica Turino, de 18 anos, é contra a PEC 241, mas também não concorda com a ocupação. “Sou contra a ocupação porque atrapalha nossas aulas, como ocorreu hoje de manhã. Acho que seria melhor um protesto, mesmo que na Ufes, mas sem interromper nossos estudos. Se somos alunos que lutamos pela educação, não devemos pagar por essa decisão do governo. Paralisar as aulas seria voltarmos contra nós”, afirma.
Sobre a Universidade, Jéssica disse que está em extrema precariedade. “As bolsas de extensão foram cortadas. Mesmo assim, eu ainda acho melhor manifestarmos de outra forma, como procurar a mídia, emitir notas às autoridades competentes, fazer manifestação na rua. Dessa maneira, o movimento ganha voz, porque as pessoas que estão lá fora nem sabem realmente o que está se passando na UFES”, enfatiza.
Sobre a questão da ocupação dos estudantes e as condições da Universidade, a reportagem do Portal de Guaçuí tentou entrar em contato com a direção do Campus, mas os telefones apenas chamaram.
PEC 241
Para quem não sabe, a PEC 241 é uma medida do Governo Federal que prevê restringir os gastos da União por 20 anos, limitando o valor sempre ao montante do ano anterior reajustado pela inflação.
Em todo o país, várias são as manifestações contra a PEC, como por exemplo, o Ministério Público da Bahia, que apontou que a medida vai impactar negativamente no financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e vai inviabilizar o cumprimento do Plano Nacional da Educação (PNE).
Já o Governo Federal declara que o objetivo da medida é conter a expansão da despesa pública primária que, no período de 2008-2015, cresceu, anualmente, em média, 6% acima da inflação. Segundo o Governo, o controle é fundamental para reduzir a despesa financeira, pois permite financiar a dívida pública com uma taxa de juros menor.
Foto: Fabrício Mariano